Gestantes: convênio odontológico individual
A saúde geral e bucal de uma gestante vai além dos cuidados para com o seu próprio corpo e rotina, já que influencia de maneira direta na saúde do feto ainda formação. A responsabilidade que a mãe, em período gestacional carrega é considerável, afinal o organismo precisa suprir as necessidades da mulher e do feto. Como a cavidade bucal é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, por ela entram diversos microrganismos, é por meio de uma higiene bucal correta, acompanhamento no dentista por meio de um convênio odontológico individual e alimentação saudável que, a gestação tende a ser uma fase tranquila.
Para gerar outra vida, o corpo passa por incontáveis alterações, visto que, os hormônios oscilam, o que influencia em alterações na cavidade bucal boca. Durante a gravidez, é possível ter excesso de produção de saliva, o que aumenta a propensão à gengivite e, ainda os conhecidos enjoos durante esta fase, complicam a higienização da cavidade bucal. A saúde bucal se torna debilitada e, por esse motivo, deve-se considerar a adesão de um convênio odontológico individual, investimento no qual, faz com que todas essas circunstâncias negativas se tornem possíveis de ser controladas.
As gestantes necessitam instaurar boas práticas de limpeza da região oral, mais do que em qualquer outra etapa da vida e, por esse motivo, as empresas de convênio odontológico individual disponibilizam modelos de contratação como, o pré-natal dentário - caracterizado como o acompanhamento assíduo para manter a saúde bucal em dia, por intermédio de limpezas, capazes de evitar a suscetibilidade à gengivite, assim como promovendo a saúde do bebê ainda em formação.
Procedimentos básicos do convênio odontológico individual
Dentre os procedimentos básicos cobertos pelo convênio odontológico individual, as restaurações são liberadas e realizadas durante consultas periódicas ao consultório, quando identificada a necessidade. Somente em situações emergenciais e, posteriormente a uma avaliação criteriosa do profissional responsável pelo caso, em conjunto com o obstetra, é que são feitos:
- Tratamentos de canal;
- Radiografias;
- Pequenas cirurgias;
- Raspagem.
Contudo, a indicação do convênio odontológico individual é que, se opte por adiar procedimentos de maior completude, a fim de preservar a saúde da mulher e do feto. Nascido o bebê, a rotina de higiene bucal da mãe deve ser mantida, assim como a limpeza da cavidade bucal do recém-nascido, através de gaze umedecida com água filtrada, para eliminar o excesso de leite materno na boca e, assim, evitar a cárie de mamadeira. Contudo, existem ainda, outros cuidados que precisam ser tomados ao longo do crescimento da criança e, contar com um convênio odontológico individual pode fazer a diferença.
Dicas do convênio odontológico individual
Muito se engana quem acha que somente a escovação e, a utilização do enxaguante bucal tem capacidade de eliminar as bactérias alojadas na boca. Afinal, em casos não tão selecionados, essa colônia de germes tende a se cauterizar e, se torna impossível de remover apenas com a higiene caseira. Primeiramente é bom frisar que instaurar boas práticas de escovação atua como uma medida auxiliar aos cuidados obtidos em consultório junto ao profissional mas, somente a escovação e o fio dental não são capazes de limpar os dentes e a gengiva dos restos de alimentos.