Como fazer plano odontológico na melhor idade
Com a inversão do triângulo social no país, conclui-se que futuramente, haverá uma população idosa mais volumosa do que quando comparado aos últimos anos. E independente da condição de vida do indivíduo, com os avanços da odontologia e as disponibilidades de como fazer plano odontológico, avançar a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível.
O desconforto mais comum que os pacientes idosos relatam, é a utilização de próteses artificiais, principalmente se for representado pela, popularmente conhecida: dentadura. O que muitos esquecem é que, o corpo de um idoso pode ser considerado como um organismo mais sensível e suscetível a incômodos do que quando mais jovem.
Dentre os principais problemas que assolam essa parcela da população está a perda dos dentes, associada a mastigação inadequada dos alimentos, por vezes engasgos súbitos ou deglutição inadequada, como consequência da articulação ineficaz. Além de promover condições como as cáries, a xerostomia, o bruxismo, as lesões da mucosa oral, como candidíases, leucoplasias, e até mesmo o câncer oral, até doenças periodontais que afetam os tecidos alveolares, que sustentam os dentes.
Investir em cuidados preventivos, como fazer plano odontológico, pode além de, promover mais qualidade de vida evitar situações como a retração gengival que, deixa exposta áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte. Causando um incômodo sentido pela ingestão de alimentos ou bebidas em temperaturas extremas, nos quadros clínicos mais graves de sensibilidade bucal.
Cuidados básicos para fazer plano odontológico
De início, a saúde bucal de um idoso tange a atenção básica que, tanto os adultos quanto as crianças também devem manter com os dentes. O cuidado que for realizado fora de casa, só poderá ser feito por um profissional dentista que, acompanha o caso, no qual irá avaliar todo o quadro clínico da cavidade bucal e, podendo ainda, aconselhar e indicar fazer plano odontológico.
Além da odontogeriatria que, é a especialidade responsável por tratar a dentição dos pacientes idosos, fazer plano odontológico pode reduzir os danos futuros que o indivíduo possa ter, assim como outras indicações para conservação dos dentes pode ser feira. Uma delas é a respeito da nutrição, o ideal é que seja feita uma dieta rica em:
- Carnes;
- Frutas;
- Verduras;
- Legumes;
- Cereais;
- Fibras.
Evitando o consumo de alimentos industrializados, açúcares e refrigerantes ao máximo.
Odontogeriatria - Porque fazer plano odontológico?
Outros pequenos cuidados feitos no dia a dia, podem potencializar os efeitos de se fazer plano odontológico e, capazes de diminuir os incômodos na cavidade bucal. Escovar corretamente os implantes ou próteses é outra medida de prevenção que, deve ser tomada, visto que trata-se de elementos inseridos diretamente na cavidade bucal e, quando não higienizados da maneira correta, podem assumir o papel de porta de entrada para uma série de complicações.
Os tipos de limpeza variam de acordo com a condição da saúde bucal do idoso e, ao fazer plano odontológico, além de contar com o atendimento emergencial vinte e quatro horas, uma série de procedimentos estarão disponíveis para a utilização sem limites, como a profilaxia!