Ronco? O plano de saúde bucal pode tratar!
São inúmeros os fatores que podem favorecer que, um indivíduo sofra com noites mal dormidas, como sobrepeso, hábitos nocivos, rotina inexistente e, circunstâncias psicossociais. Além de, patologias orgânicas, posologia de medicamentos e causas otorrinolaringológicos ou odontológicos. Principalmente o ronco e apneia, constituem as principais causas que provocam esse tipo de distúrbio durante o sono. A notícia boa é que, para ambos os casos existem tratamentos simples e, que inclusive, podem ser cobertos pelo plano de saúde bucal.
Ronco e apneia, mesmo que considerados por muitos como circunstâncias no dia a dia, não são caracterizados pelos mesmos motivos. Considerando que, o ronco é um ruído insistente provocado pelo ar que passa de forma obstruída, pelas vias respiratórias durante o sono. Enquanto, a apneia é, uma espécie de evolução do ronco, e tida como um estágio perigoso, visto que, a garganta é quem fica obstruída durante o sono.
O alerta se encontra no fato do indivíduo interromper a respiração por alguns segundos, o que promove os riscos de ocorrência de infarto ou AVC, podendo se tornar um quadro fatal. Nos casos mais severos de apneia, são recomendados a utilização de CPAP, em inglês, Continuous Positive Airway Pressure ou, pressão positiva contínua em vias aéreas. Caracterizado como um dispositivo para realizar a oxigenação durante o sono.
Dormindo melhor com plano de saúde bucal
Cada paciente sente os resultados de uma noite mal dormida de uma forma diferente, e através do plano de saúde bucal é possível evitar sintomas como:
- Diminuição de reflexos durante o dia;
- Baixo rendimento escolar;
- Sonolência diurna;
- Problemas sociais.
Realizar um tratamento para um distúrbio do sono, com o auxílio de um plano de saúde bucal, envolve uma equipe multidisciplinar, com diversos especialistas que compõem a rede de credenciamento. De acordo com o resultado de radiografias e a própria anamnese, ocorre o encaminhamento para o profissional mais qualificado. E ainda, se o dentista reconhecer que o paciente possui um estágio grave de distúrbio do sono, ele poderá encaminhar o caso para a equipe multidisciplinar.
Métodos do plano de saúde bucal
Nos casos de ronco ou apneia de nível leve a moderado, o plano de saúde bucal é capaz de tratar o quadro clínico do paciente. Serão prescritas, pelo dentista, placas de avanço mandibular a fim de, serem utilizadas durante a noite, esse dispositivo também pode ser chamado de aparelho intra-oral. O ser humano tem o maxilar e a mandíbula pequenos, quando comparados aos demais mamíferos e ao dormir, essa musculatura relaxa fator que, pode ocasionar a obstrução das vias respiratórias.
Sabe-se que, ouvir os ruídos de alguém que sofre com estes distúrbios do sono, não é agradável. E, esse pode ser um alerta de que algo não vai bem com a saúde bucal, deve-se manter atento aos sons emitidos durante o sono e, se orientar a ida ao dentista, ou adesão de um plano de saúde bucal, também é possível. O plano de saúde bucal ajuda muitos pacientes a conquistarem uma noite de sono mais tranquila.