O que é um plano odontológico com cobertura total
Um plano odontológico com cobertura total tem como intuito principal oferecer aos seus beneficiários o maior número de procedimentos dentais, sem que para isso seja necessário despender de gastos excessivos. Esse tipo de contratação se torna extremamente válida para os pacientes que necessitam realizar tratamentos que incluem mais de uma especialidade da odontologia. A exemplo da ortodontia e o procedimento de correção bucomaxilar, essas duas vertentes são consideradas dependentes, e precisam estar juntas em determinadas situações.
Ambas se completam e certos planos interdisciplinares dependem da união desses dois profissionais. A expressão “cirurgia ortognática” defende um grupo de procedimentos que, o cirurgião bucomaxilofacial está apto a realizar, no que tange a modificação dos ossos maxilares, dentes e tecidos sobressalentes. A oclusão também é crucial, contudo, não é a única a ser identificada nesta etapa de anamnese. Com o plano odontológico com cobertura total, a relação entre a estrutura óssea maxilar é corrigida e as funções básicas, como mastigatória, fonética, respiração, e até mesmo a estética facial, é favorecida.
Os pacientes que, foram indicados a realizar esse tipo de tratamento, correspondem aos que sofrem com discrepâncias esqueléticas que, provavelmente, não poderiam ser corrigidas ou restituídas de outra maneira, sem o suporte da cirurgia ortognática. Pessoas com problemas severos nos planos anteroposterior, vertical e transverso podem necessitar da intervenção ortognática para que, essas deficiências possam ser plenamente corrigidas.
Cirurgias com o plano odontológico com cobertura total
Usualmente, esse tipo de cirurgia é realizada, somente, em pacientes adultos e que não têm mais crescimento dos ossos maxilares. Pois, caso ainda houvesse desenvolvimento, a estabilidade do resultado poderia ser comprometida. O plano odontológico com cobertura total é um investimento que não se resume apenas a um ato cirúrgico, mas a um preparo prévio com os profissionais responsáveis pelo caso, a exemplo do ortodontista. Além de se tornar um investimento lucrativo pois, o tempo de tratamento de problemas como a correção bucomaxilar, pode variar de meses a anos, a depender da complexidade da situação, além de poder estar incluídos outros profissionais, no tratamento, como:
- Fonoaudiólogo;
- Psicólogo;
- Clínico geral;
- Fisioterapeuta.
Ou seja, se é notável a necessidade de contar com o apoio de outros profissionais, a adesão de um plano odontológico com cobertura total pode ser capaz de reduzir os gastos com o tratamento, pelo menos no que diz respeito a saúde bucal.
Exames pelo plano odontológico com cobertura total
Além do mais, o plano odontológico com cobertura total incorpora em seus benefícios a realização de exames como as radiografias. Porém, é válida a lembrança de que, trata-se de radiações ionizantes e, por esse motivo, os exames radiográficos devem ser efetuados quando houver extrema necessidade, com justificativa aceitável e, sempre garantido a radioproteção ao paciente.
Ademais, um plano odontológico com cobertura total pode disponibilizar os exames por imagem de duas formas distintas, como prevenção e diagnóstico. Dessa maneira, pode-se afirmar que o profissional da rede credenciada pode fazer o pré-natal das peças dentárias, mesmo que eles apareçam na cavidade bucal, identificando a presença de bactérias dentais e, garantindo mais opções de tratamento e, consequentemente, mais saúde ao beneficiário.