Plano odontológico particular - individual ou familiar?
Assim como a demanda do plano odontológico particular tem crescido, a melhora no atendimento à saúde bucal no que diz respeito a assistência privada, têm provado cada mais que, contar com esse tipo de serviço é, além de um ótimo custo-benefício, a disponibilidade de vantagens para todos os seus formatos e variações. Tais como, os individuais ou em grupo, como o familiar e empresarial.
Essa elevação nas possibilidades de adesão, sem dúvidas, expandiu a procura e, consequentemente, a demanda pelos novos meios de captar conveniados oferecendo modelos de plano odontológico particular com vantagens e benefícios. As empresas seguradoras têm modelos que ofertam desde a primeira consulta gratuita para conhecê-los, até procedimentos em qualquer circunstância que o beneficiário precisar, tendo o plano odontológico particular em mãos.
Em primeira instância, se você e sua família necessitam de um plano odontológico particular, somente para consultas de rotina ou prevenção para manter a saúde bucal em dia, é preciso identificar se existem necessidades específicas e imediatas a serem sanadas. O ideal é aderir um plano odontológico particular que tenha o tipo de cobertura de acordo com as suas necessidades.
Cobertura do plano odontológico particular
No plano odontológico particular, seja ele individual ou familiar, o beneficiário conta com a cobertura integral para todos os procedimentos que fazem parte do Rol ANS, os quais são:
- Urgência e emergência;
- Consultas;
- Limpeza e aplicação de flúor;
- Tratamento para gengiva;
- Raios X.
O plano odontológico particular oferece diferentes formas de cobertura e pagamento. Atualmente, o rol de cobertura simples engloba procedimentos que, quando pagos de maneira separadas, pode se tornar um grande prejuízo. Ainda que, a cobertura básica não cubra tratamentos estéticos, como aparelho ortodôntico, clareamento ou implantes dentários, a contratação de um plano odontológico particular vale a pena.
Período de carência do plano odontológico particular
É válida a lembrança de que, ao adquirir um plano odontológico particular, a utilização dos serviços estará sujeita a um prazo de carência que, é variável de acordo com cada operadora responsável pela rede de credenciamento. Outro fator importante, antes de assinar o contrato de um plano odontológico particular, é buscar conhecer e se informar sobre a reputação e avaliação da rede de credenciamento, funcionários e disponibilidades, nas redes sociais, com conhecidos que já sejam ou tenham sido beneficiários, e ainda se existe algum tipo de reclamação em sites de defesa ao direito do consumidor.
Lembrando também que, é sempre importante realizar uma breve pesquisa e análise junto ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON e, com a própria empresa seguradora do plano, a fim de descobrir qual o formato que melhor se encaixa em suas finanças, necessidades e igualmente estilo de vida. A fim de fazer deste um investimento que possa ser lucrativo e notável a curto prazo, evitando assim, o surgimento de surpresas desagradáveis quanto aos valores pagos por cada procedimento e tratamento. Sendo assim, é possível contar com a segurança, até em situações de imprevistos e acidentes - as quais podem acontecer com qualquer pessoa.